terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Seminário 04: Futebol, Nação e o Homem Brasileiro

Apresentação: Kátia e Givanildo

Texto: “Futebol, Nação e o Homem Brasileiro: o complexo de vira-latas de Nelson Rodrigues. João Antonio Gomes Pinho. O&S. v. 16, n. 48, 2009, 141-166.

Data: 03/12/2015

Veja o texto abaixo ou abra e faça o download no link

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Voleibol de "rua" em Cuiabá e os aspectos mediadores da cultura

Projeto de Pesquisa de Mestrado

Título: VOLEIBOL DE “RUA” EM CUIABÁ E OS ASPECTOS MEDIADORES DA CULTURA CONTEMPORÂNEA

Caroline Maria de Lima
 Francisco Xavier Freire Rodrigues

RESUMO

O presente projeto versa sobre o voleibol de “rua” em Cuiabá - MT e os aspectos mediadores que essa prática esportiva oferece na contemporaneidade, analisar como o voleibol de rua se sustenta através do tempo atual, como mediador cultural, é conhecer um pouco mais da história desse esporte tão praticado no Brasil, seja nas quadras ou em outros espaços, no caso desse estudo, evidenciaremos a “RUA” como local dessa prática. Para tanto, será necessário um aprofundamento nos conceitos de cultura, mediação e lazer. Temos por objetivo desvendar quais os componentes mediadores dessa prática, bem como, os interesses reais de seus praticantes. Descrever os aspectos relativos ao esporte praticado na rua e suas bifurcações sociais, bem como a analise factual dessa prática, permite uma análise complexizada nas teias das ciências sociais. Portanto será desenvolvida uma pesquisa de campo, etnográfica, com utilização de técnicas de história oral e observação participante. Para melhor compreensão, será estruturado o pensamento teórico sobre Cultura, Lazer e Voleibol, nessa cronologia.

Palavra-chave: Voleibol de rua, cultura e mediação cultural.

Mesa Redonda: Copa do mundo, legados e impactos

Tema: “Copa do mundo, legados e impactos: articulações de projetos aprovados no edital ME/CNPq

Palestrantes: 
Prof. Dr. Francisco Xavier Freire Rodrigues (ECCO/GEPECS/UFMT).
Prof. Dr. Ary José Rocco Júnior (GENOVE Marketing/UNINOVE).
Prof. Dr. Fabio Fonseca Figueiredo (ESPP/UFRN).

Local: Auditório do DEF/UFRN

terça-feira, 3 de novembro de 2015

A Copa de 2014 e suas narrativas midiáticas de nação

Projeto de Pesquisa de Mestrado

Título: A Copa de 2014 e suas narrativas midiáticas de nação - reflexões sobre identidade brasileira e espetacularização no esporte através da vinheta de abertura da FIFA.

Ivana A. Gonçalves Guimarães

Resumo:

Ao se considerar que a temática do esporte, bem como suas nuances, ganhou espaço e notoriedade no campo acadêmico, em especial nos anos em que se precederam os dois mais importantes megaeventos esportivos mundiais (Copa do Mundo de Futebol/Olimpíadas), ambos a serem realizados no Brasil, esta pesquisa se propõem a investigar a influência da mídia na construção do imaginário cultural brasileiro, utilizando como caso ilustrativo de análise a narrativa midiática de nação do contexto esportivo Vinheta de Abertura da Copa de 2014; proposta audiovisual idealizada pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) que antecedeu a transmissão dos jogos e apresentava uma leitura sobre o país anfitrião; buscando assim avaliar a sua contribuição para a afirmação da identidade nacional brasileira. O Brasil vivenciou, durante o período de duração da mais importante competição futebolística do mundo, a exposição massiva de sua imagem, interna e externamente. Assim, todo um ideário ou imaginário de nação construído é revisitado, e de certo modo reafirmado, com uma intensidade pouco vista em outros momentos. Sendo assim, colocam-se em evidência neste estudo os questionamentos que envolvem o conceito de identidade nacional, ou seja, todo o emaranhado simbólico que produz modos de ser e de fazer coletivos e que nos permite conceber parecenças e diferenças, enquanto pátria ou povo. Destacam-se também nesta pesquisa, as noções pertinentes ao conceito de espetacularização do esporte, isto é, a valoração financeira dos produtos oriundos do meio esportivo; mesmo se tratando da imagem de um país; que culmina na sua superexposição midiática, impondo assim uma lógica de venda, que sobrepuja qualquer outra conduta, princípio ou regra que também esteja integrada ao campo. Foram realizadas 48 entrevistas pessoais para aplicação de teste projetivo, orientados de acordo com faixas etárias diversificadas e 03 grupos focais abrangendo as faixas etárias de 10, 30 e 50 anos, como método de coleta de dados empíricos.

Palavra-chave: Mídia; Esporte; Identidade Brasileira.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Revista USP: Dossiê Futebol

Antropologia do óbvio - Notas em torno do  significado social do futebol brasileiro
Roberto Damatta

Abra e faça o download no link

Decio de Almeida Prado: dois textos
Decio de Almeida Prado

Abra e faça o download no link

Futebol, metrópoles e desatinos
Nicolau Sevcenko

Abra e faça o download no link

Poemas de Antonio Medina
Antonio Medina Rodrigues

Abra e faça o download no link

Aspectos sociopolíticos do futebol brasileiro
Waldenyr Caldas

Abra e faça o download no link

Anatomia do gol
Antonio Lizárraga

Abra e faça o download no link

A vitória do futebol que incorporou a pelada - A invenção do jornalismo espotivo e a entrada dos negros no futebol brasileiro
José Sergio Leite Lopes

Abra e faça o download no link

O futebol na ponta da caneta
Francisco Costa

Abra e faça o download no link

Transgressão e violência entre torcedores de futebol
Luiz Henrique de Toledo

Abra e faça o download no link

O futebol nas fábricas
Fatima Martin Rodrigues Ferreira Antunes

Abra e faça o download no link

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Esporte e Sociedade - debate dia 29/10/2015

Referencia Bibliográfica:

 MATVÉEV, Lev. Fundamentos Del Entrenamiento Deportivo. Editorial Raduga. Moscou, 1983.

O capitulo intitulado: "O desporto nas acepções estrita e ampla da palavra" servirá de fundamentos para aula do dia 29/10/2015. O debate será em torno de conceitos essenciais que definem um processo complexo que se mantém em elaboração constante, como não pode deixar de acontecer com uma disciplina científica tão nova como esta (Educação Física) e que sobre uma “aceleração” de conhecimento idêntica à toda a ciência contemporânea.

Para Matvéev, "O treino desportivo é um componente de um fenômeno de maior amplitude, o desporto. Surgiu, evoluiu e está atualmente a evoluir em unidade com outros aspectos da actividade desportiva. Desse modo, para se compreender os problemas do treino desportivo é importante possuir previamente uma noção geral da essência do desporto no seu todo." (MATVÉEV, 1983, p.17).

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Disciplina Esporte Sociedade e Cultura

Nome da disciplina: Tópicos Especiais em Comunicação e Mediações Culturais IV: Esporte, Sociedade e Cultura

Professores: Dr.Francisco Xavier Freire Rodrigues e Dr. José Tarcísio Grunennvaldt

Período: 2015/2

Ementa:

A proposta da disciplina é discutir a relação entre esporte, sociedade e cultura. Apresenta momentos com diferentes olhares sobre o fenômeno esportivo e sua relação com a cultura e a sociedade. Discute o esporte em uma visão micro e macro. Traz interpretações da formação da sociedade brasileira e as relações com o futebol. Verifica a hipótese do envolvimento do brasileiro no futebol como algo singular.

Objetivos:  

1- Estudar a relação entre esporte, sociedade e cultura;
2-Discutir diferentes olhares e interpretações sobre o esporte na sociedade contemporânea;
3- Analisar o significado do futebol na cultura brasileira.

Conteúdo Programático: 

1. O conceito de Esporte no sentido restrito e no sentido amplo
2. Futebol, metáfora do mundo contemporâneo: (Metáfora sociológica, metáfora antropológica, metáfora religiosa, metáfora psicológica e metáfora linguística)
3. A Elipse: o futebol brasileiro
4. O futebol como alegoria antropofágica
5. Alienação ou a busca de um homem novo?

Bibliografia Programada:

DAMATTA, Roberto (org.) O Universo do Futebol: esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982.

Abra e faça o download no link

FLUSSER, Vilém. Fenomenologia do brasileiro: em busca de um homem novo. Rio de Janeiro: Eduerj, 1998. (Em Busca de um homem novo, p. 31-39 e Alienação, p. 93-113).

Abra e faça o download no link

FRANCO JUNIOR, Hilario. A dança dos deuses: futebol, sociedade, cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. Parte 2, p. 167-392.

HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de. O futebol como alegoria antropofágica: modernismo, música popular e a descoberta da"brasilidade" esportiva. Artelogie (Online), v. 1, p. 1-12, 2011.

Abra e faça o download no link

INTERNATIONAL, Review for the Sociology of Sport, vol. 43, n. 4, December 2008.

MARCHI JR., Wanderley. Norbert Elias y Pierre Bourdieu: redimensionando las posibilidades de aproximaciones teóricas. In: KAPLAN, Carina (org.). La Civilización en Cuestión. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2008.

Abra e faça o download no link

MATVÉEV, Lev. Fundamentos Del Entrenamiento deportivo. Editorial Raduga. Moscou, 1983.

RODRIGUES FILHO, Mário. O Negro no Futebol Brasileiro. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 1964. (ver também a quarta edição editada pela Mauad em 2003).

WISNIK, José Miguel. Veneno Remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras,2008. Parte 3: A elipse: o futebol brasileiro, p. 168-395.

VAUGRAND, Henri. Sociologies du sport: théorie des champs et théorie critique. Paris: L´Harmattan, 1999.